Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Agende sua consulta

(16) 3621-8584

(16) 98805-8584

Abdominoplastia (Plástica de Abdome)

É a melhor opção cirúrgica para a maioria dos(as) pacientes que possuem excesso de pele e flacidez abdominal, especialmente após gestações.

Como é a cicatriz da Abdominoplastia?

A cicatriz fica semelhante à uma cesárea que se estende para os lados. O tamanho da cicatriz depende da quantidade de pele em excesso que precisa ser removida, ou seja, pacientes com excesso de pele concentrado na região central do abdome tendem a ficar com cicatrizes menores que pacientes que apresentam também excesso de pele nas laterais (flancos).

Em alguns casos de flacidez moderada, pode ser necessária também uma pequena cicatriz vertical acima do púbis.

As cicatrizes são semelhantes nas mulheres e nos homens?

Não. Nas mulheres fazemos as cicatrizes mais arqueadas para serem escondidas sob as calcinhas e biquínis, enquanto que nos homens deixamos as cicatrizes mais retas, para serem adequadamente escondidas sob sunga ou cueca.

E como é a cicatriz no umbigo? É feito um umbigo novo?

Aproveitamos a base do umbigo natural para confeccionar o "novo umbigo", de forma que as cicatrizes fiquem mais escondidas e discretas.

Qual a diferença da Abdominoplastia e a Lipoabdominoplastia?

A Abdominoplastia consiste na remoção do excesso de pele (com sua gordura) e aproximação dos músculos reto-abdominais, tendo seus melhores resultados em pacientes dentro do peso ideal e sem gorduras localizadas.

Já a Lipoabdominoplastia consiste na Abdominoplastia + lipoaspiração das gorduras localizadas (ou até a Lipoescultura, quando usamos a gordura aspirada para aumentar áreas de pouco volume como os glúteos).

Quanto dá para emagrecer na Abdominoplastia?

É uma pergunta muito comum no consultório, mas o fato é que a Abdominoplastia não é indicada para emagrecimento, mas para melhora do contorno corporal (especialmente em associação com lipoaspiração, a lipoabdominoplastia). É evidente que haverá uma redução do volume abdominal, mas essa cirurgia é destinada a remover o excesso de pele abdominal e corrigir o afastamento dos músculos reto-abdominais.

Existem riscos na cirurgia?

Sim, há riscos de infeção, necrose, seroma, hematoma, tromboembolismo, reação aos medicamentos, sangramento, etc. Mas os riscos são minimizados com a avaliação pré operatória adequada, correção de problemas de saúde identificados antes da cirurgia e medidas de prevenção de trombose.

Qual o tipo de anestesia para Abdominoplastia?

Anestesia geral ou peridural alta. A opção será feita junto ao médico anestesista na consulta pré anestésica.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Cerca de 3 horas. No caso da Lipoabdominoplastia, a duração passa para 4-6 horas.

É necessário usar drenos na Abdominoplastia?

Raramente. Normalmente realizamos uma técnica de fechamento interno (pontos de adesão) e só deixamos drenos se durante a cirurgia o(a) paciente apresentar mais sangramento que a média.

Qual o tempo de internação para Abdominoplastia?

1-2 dias.

Dói muito?

A dor pós-operatória na Abdominoplastia não consuma ser muito intensa. É maior quando associamos lipoaspiração. De qualquer forma serão necessários analgésicos no pós-operatório.

É preciso usar malha elástica após a Abdominoplastia?

Sim! Por pelo menos 1 mês.

É preciso fazer drenagens linfáticas após a Abdominoplastia?

Sim! A cirurgia lentifica muita a drenagem linfática natural, especialmente quando associada com lipoaspiração, e até que haja uma recuperação dessa drenagem natural, o(a) paciente fica com edema (inchaço) importante é prolongado. Por isso a drenagem linfática com fisioterapeuta nessa fase é essencial.

Pode ocorrer fibrose no pós-operatório?

Sim! Todo processo de cicatrização envolve a formação de tecido fibrótico, tanto externamente na pele quanto nos tecidos internos como a gordura. A quantidade e tipo de evolução da fibrose dependem do tipo de cirurgia realizada, cuidados pós operatórios e tendência pessoal de cada paciente.

Em quanto tempo é possível voltar às atividades físicas?

Após 2 semanas já pode fazer caminhada leve e dirigir. Exercícios leves são liberados após 1 mês. Mas exercícios abdominais e atividades intensas (como corrida e Crossfit) apenas após 2 meses.

Quando é possível ver o resultado final?

O formato corporal estará estável em 6-12 meses da cirurgia.

Em quanto tempo a cicatriz clareia?

Nas primeiras semanas a cicatriz fica bem discreta, evoluindo naturalmente para uma fase de amadurecimento que dura até 12-18 meses. Nessa fase a cicatriz fica um pouco mais espessa, passando pelo aspecto avermelhado e depois amarronzado, para depois clarear definitivamente. Nessa fase é comum sentir coceira e incômodos nas cicatrizes.

Há pacientes que possuem tendência à formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides. Nesses casos são necessários tratamentos específicos para controle das cicatrizes.

Compartilhe: