Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Agende sua consulta

(16) 3621-8584

(16) 98805-8584

Blefaroplastia (Plástica das Pálpebras)

O que é o Blefaroplastia?

É a cirurgia responsável pelo tratamento estético das pálpebras, através da remoção das bolsas de gordura proeminentes e pele em excesso. Em muitos casos são necessários tratamentos da musculatura dos olhos para um melhor resultado. Essa cirurgia pode promover uma melhora funcional muito importante aos pacientes que possuem um grande excesso de pele que atrapalhe o campo visual.

Em que idade é indicada a Blefaroplastia?

Não existe uma idade ideal ou mínima para realizar a plástica das pálpebras, e sim a indicação correta da cirurgia. Inclusive essa cirurgia é realizada em pacientes jovens que possuem bolsas de gordura ou excesso de pele não associadas ao envelhecimento, mas a fatores raciais ou familiares.

Onde ficam as cicatrizes da Blefaroplastia?

Na pálpebra superior posicionamos a cicatriz no sulco palpebral, e na pálpebra inferior logo abaixo dos cílios, de forma que não fiquem perceptíveis no pós-operatório.

Quais os cuidados pré-operatórios?

Interromper tabagismo, hidratar adequadamente a pele, suspender as medicações necessárias (conforme orientação médica de acordo com a necessidade).

Como agendar a cirurgia?

Após a avaliação médica, eu discuto com o(a) paciente e indicamos o procedimento (ou procedimentos) mais adequado para alcançarmos o resultado esperado. Então solicitamos os exames pré operatórios. Não havendo restrições, agendamos a cirurgia.

Quanto tempo dura a internação?

3-6h.

Qual é o tipo de anestesia para a Plástica das pálpebras?

Anestesia local com sedação (paciente recebe uma medicação par dormir durante a cirurgia).

Como é o pós operatório?

Não é uma cirurgia que costuma doer, o que mais incomoda é o inchaço dos primeiros 2-4 dias. É possível que fiquem equimoses (roxos na pele) na primeira semana. Nessa fase é importantíssimo usar óculos escuros e proteger do sol para não ficar com a pele manchada.

Evitar banhos muito quentes, fazer compressas geladas e deitar apenas com a cabeceira elevada (geralmente com mais de um travesseiro) são medidas que ajudam a reduzir mais rapidamente o inchaço.

Em quanto tempo é possível retornar para as atividades habituais?

Dependendo do tipo de trabalho, o paciente pode voltar a trabalhar a partir do 4º dia e as atividades físicas leves (como caminhada e bicicleta ergométrica de baixas intensidades) costumam ser liberados após 10 dias.

Quando o resultado final é alcançado?

Após 3 semanas já temos um resultado bem próximo do final, mas apenas após 4 meses da cirurgia que teremos a maturação das cicatrizes das pálpebras.

O resultado é permanente?

Não. O processo de envelhecimento natural da face e da pele é contínuo, de forma que continuamos a perder colágeno e elastina. No caso das cirurgias de rejuvenescimento, é essencial manter uma rotina de tratamentos faciais para manutenção de resultados naturais a longo prazo.

No caso das pálpebras, o uso do Botox e de Skin Boosters são armas importantíssimas!

Compartilhe: