Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Agende sua consulta

(16) 3621-8584

(16) 98805-8584

Lipofilling ou Lipoenxertia Facial (Reposição de volume Facial)

O que é o Lipofilling Facial?

É a cirurgia responsável por devolver gordura à face emagrecida e/ou envelhecida.

Para quem é indicada a Lipoenxertia Facial?

Para pacientes que apresentam a face emagrecida decorrentes do processo de envelhecimento natural, de perda de peso acentuada, prática de exercícios extenuantes ou apenas tenha a face emagrecida por características individuais ou familiares. Não é um procedimento indicado para tratar flacidez de pele.

Como é feita essa cirurgia?

Coletamos gordura de alguma área corporal com gordura localizada como em uma lipoaspiração, mas com Cânulas mais finas e delicadas. A gordura coletada é tratada através de decantação, lavagem e centrifugação, de forma a removermos plasma e sangue e obtermos um gordura mais purificada, que será meticulosamente aplicada em cada região facial que necessita de tratamento.

Qual o tamanho das cicatrizes?

Na área doadora (que será lipoaspirada), fazemos 1 ou 2 incisões de 0,5cm. Já na face, fazemos apenas pequenos furinhos de 0,2cm.

Quais os cuidados pré-operatórios?

Interromper tabagismo, hidratar adequadamente a pele e suspender as medicações necessárias (conforme orientação médica de acordo com a necessidade).

Como agendar a cirurgia?

Após a avaliação médica, eu discuto com o(a) paciente sobre o procedimento e sua indicação. Então solicitamos os exames pré operatórios. Não havendo restrições, agendamos a cirurgia.

Quanto tempo dura a internação?

3-8h.

Qual é o tipo de anestesia para a Lipoenxertia Facial?

Anestesia local com sedação ou anestesia geral.

Como é o pós operatório?

Não é uma cirurgia que costuma doer, o que mais incomoda é o inchaço dos primeiros dias. É possível que fiquem equimoses (roxos na pele) na primeira semana. Nessa fase é importantíssimo se proteger do sol e usar filtro solar para não ficar com a pele manchada.

Evitar banhos muito quentes, fazer compressas geladas e deitar apenas com a cabeceira elevada (geralmente com mais de um travesseiro) são medidas que ajudam a reduzir mais rapidamente o inchaço.

Em quanto tempo é possível retornar para as atividades habituais?

O retorno ao trabalho e atividades físicas leves (como caminhada e bicicleta ergométrica de baixas intensidades) costumam ser liberados após 10-14 dias.

Quando o resultado final é alcançado?

Após 3 semanas já temos um resultado bem próximo do final, mas apenas após 4-6 meses da cirurgia que teremos o resultado definitivo.

O resultado é permanente?

A gordura assimilada pelo organismo não será mais eliminada. Ela responderá da mesma forma que as gorduras naturais, ou seja, se o(a) paciente emagrecer, vai perder volume facial. Por isso, é importantíssimo não ganhar peso no pós operatório para que a face não fique volumosa.

Compartilhe: