Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Agende sua consulta

(16) 3621-8584

(16) 98805-8584

Otoplastia (Correção das Orelhas de abano)

O que é a Otoplastia?

É a cirurgia responsável pela correção das orelhas de abano ou orelhas proeminentes, devolvendo à orelha suas curvaturas naturais.

Quais as medidas gerais das orelhas?

As orelhas esteticamente agradáveis apresentam sua borda lateral distando menos de 2cm do crânio, possuem altura normal da orelha varia de 5,5 -7cm e a largura, de 3-4cm. Em casos de medidas diferentes, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

Onde ficam as cicatrizes?

Na maioria dos casos ficam apenas escondidas atras das orelhas. Nos casos de lóbulos de orelhas grandes, pode haver também uma discreta cicatriz na borda de dentro do lóbulo.

A partir de que idade a Otoplastia pode ser realizada?

Crianças podem ser submetidas à Otoplastia clássica a partir dos 6 anos, quando o desenvolvimento da orelha está próximo do total. Antes dessa idade temos que avaliar o grau de deformidade e, se indicarmos a correção cirúrgica, usamos técnicas mais conservadoras a fim de permitir o crescimento e desenvolvimento adequados da orelha.

Qual o tipo de anestesia?

Anestesia local, ou anestesia local + sedação no caso de crianças.

Precisa de internação?

Não. O paciente é liberado após 3h da cirurgia com sedação, ou imediatamente depois da cirurgia no caso da anestesia local.

Dói muito?

A dor é mais intensa nos 2 primeiros dias de pós-operatório, sendo necessários analgésicos e anti-inflamatórios.

Quais os cuidados pós-operatórios da Otoplastia?

Após a cirurgia o paciente usará um curativo molde que só será retirado no 1º retorno no consultório após 4-5 dias. Depois usará uma faixa elástica por mais 10 dias. Na primeira semana não deitar de lado (não apoiar nas orelhas operadas).

Quando é possível retornas às atividades habituais?

Em 4 dias é possível voltar ao trabalho ou escola, e após 10 dias é possível já voltar a realizar atividades físicas leves.

Quando o resultado final é alcançado?

Em 2 semanas já temos um resultado bem próximo do final, mas o resultado definitivo é por volta do 6º mês.

Compartilhe: