Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Agende sua consulta

(16) 3621-8584

(16) 98805-8584

Redução de Mamas (Mastoplastia Reducional)

É a cirurgia mais indicada nos casos de mamas caídas e de grande volume.

Como são as cicatrizes?

As cicatrizes variam de acordo com o tipo de cirurgia indicada e quantidade de pele em excesso que precisa ser removida. Por isso, quanto menor for a quantidade de pele em excesso, menor serão as cicatrizes. Elas ficam ao redor das aréolas se entendendo para baixo da mama em forma de "I", "L" ou "T invertido".

Tudo isso é determinado e conversado com a paciente na consulta médica após o exame físico.

As mamas ficam mais firmes após a cirurgia?

Sim. Mas o grau de firmeza varia de paciente para paciente, a depender da flacidez da pele, presença de estrias, hábitos de vida, liposubstituição da mama (mamas com mais gordura que glândula), volume final da mama, entre outros fatores. Além disso, com o envelhecimento perdemos colágeno e elastina, contribuindo para um aumento da flacidez corporal e para uma certa perda da projeção das mamas.

Variações de peso também influenciam no resultado final, de forma que o ganho de peso deixa as mamas mais cheias, e a perda de peso deixará as mamas mais flácidas.

Mamas grandes caem mais facilmente?

Sim. Já temos evidências científicas que mamas maiores cedem mais ao longo do tempo devido à ação da gravidade, e mamas menores cedem menos pelo mesmo motivo.

Qual o tipo de anestesia?

Pode ser anestesia geral ou peridural alta. A opção será feita junto ao médico anestesista na ocasião da consulta pré anestésica.

Quanto tempo dura a cirurgia?

3-5 horas.

Qual o tempo de internação?

1 dia.

É preciso usar dreno nessa cirurgia?

Na maioria dos casos sim.

Dói muito após a cirurgia?

A dor costuma ser leve a moderada. Mas nos casos em que optamos por colocar prótese submuscular a dor costuma ser mais intensa, requerendo mais analgésicos no pós-operatório. Nos primeiros meses da cirurgia é comum sentir pequenas sensações incômodas como dores leves, pontadas ou agulhadas que melhoram espontaneamente.

Quanto tempo é preciso usar o sutiã de malha elástica?

Pelo menos durante 1 mês.

Quando é possível voltar a fazer atividades físicas?

Após 2 semanas já é possível fazer atividades leves, como caminhadas com inclinação e bicicleta ergométrica. Mas atividades intensas como corrida, Cross fit e musculação dos braços e peitoral serão liberadas após 60 dias.

Após quanto tempo é possível dirigir?

Após 3 semanas.

É possível amamentar após a mastopexia?

Sim! Mas a capacidade de produção de leite pode ser reduzida dependendo do tipo de cirurgia. Mas vale lembrar que isso não é o determinante do sucesso da amamentação, visto que ela pode ocorrer normalmente após essa cirurgia, ao passo que há mulheres que não conseguem amamentar mesmo com mamas normais.

A sensibilidade nos mamilos e aréolas pode ser reduzida?

Sim, mas a maioria dos casos melhora espontaneamente após alguns meses.

Em quanto tempo a cicatriz clareia?

Nas primeiras semanas a cicatriz fica bem discreta, evoluindo naturalmente para uma fase de amadurecimento que dura até 12 meses. Nessa fase a cicatriz fica um pouco mais espessa, passando pelo aspecto avermelhado e depois amarronzado, para depois clarear definitivamente. Nessa fase é comum sentir coceira e incômodos nas cicatrizes.

Há pacientes que possuem tendência à formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides. Nesses casos são necessários tratamentos específicos para controle das cicatrizes.

Quando é possível ver o resultado final?

Após a cirurgia a mama passará por um processo de adaptação e alcançará sua estabilidade entre 6-12 meses da cirurgia.

Em quanto tempo é possível tomar sol?

Após 2 meses (sem expor as cicatrizes ao sol).

Compartilhe: